Yakult caseiro, leite fermentado !

7
Já tomou essa delicia né?
Só que eles vem em potinhos tão pequenininhos...
São além de gostosos, uma bênção para a flora intestinal, e hoje vim aqui para  trazer a receita de como fazer ele  em sua casa e em uma quantidade  maior, vamos lá?
1 litro de leite desnatado
4 colheres de leite em pó
3 colheres de açucar mascavo
3 colheres de água
2 potes de leite fermentado industrializado (yakult)

Preparo
Você  vai ferver este leite e depois deixar esfriar, até 37 graus, mas se você não tem termómetro em casa  pode   deixar ele esfriar até o ponto em que você possa colocar  o dedinho e ele estiver quente , mas não queimando, ou tbm na temperatura em que você possa tomar e não queime sua lingua.
Em seguida você vai pegar uma garrafa pet, ou  recipiente com tampa, vai usar dois potinhos de leite fermentado que você comprou no mercado. e 4 colheres de sopa de leite em pó para fazer a "quimica". Na garrafa  coloque o leite em pó e um pouquinho do leite  liquido para dissolver,adicione os leites fermentados,mexa um pouquinho e coloque o restante do leite liquido. Guarde em um local escuro e calmo e deixe descansar por 10 a 12 horas. Após isso, Faça um charopinho com açucar mas cavo  ou  cristal, 3 colheres de sopa de açucar e 3 colheres de sopa de água.Isso é para deixar mais doce e amarelinho  o nosso leite fermentado. Você pode colocar  2 colheres de sopa de essência de baunilha (opcional). Mistura  leva a geladeira e pronto !!!!




7 comentários:

  1. Muito boa ideia.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  2. Que ótima dica !! Vou fazer , só uma duvida descansa dentro ou fora da geladeira?
    Abraços !!
    http://yumicocooking.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não havia lido a receita, mas pensei que haveria alguma lógica em colocar o Yakult no leite desnatado para ver se 'produzia mais'. Assim o fiz, sem nenhum procedimento de fervura e etc. Na verdade foi bem intuitivo: era o último frasco na geladeira e pensei "droga...acabou de novo!". Olhei na geladeira, peguei o leite desnatado, enchi um copo, completei com o restante do frasquinho, cobri e deixei em temperatura ambiente. Hoje pela manha estava um lindo copo cheiroso e mais grosso. Tomei...e estava tal qual o original (apenas menos doce). Devolvi para a geladeira para resfriar.

    Fica a questão: que diferença prática temos entre o procedimento com fervura e cuidados com a temperatura ou simplesmente misturar os bichinhos com um leite de mesma temperatura e deixar maturar?

    ResponderExcluir
  4. a temperatura morna garante a multiplicação dos lactobacilos

    ResponderExcluir
  5. O meu coalhou e o soro do leite ficou em cima. O que será que fiz errado?

    ResponderExcluir
  6. Tentei mas o leite coalhou e o soro ficou em cima. O que será que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu aconteceu a mesma coisa :-( Qual será o erro?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...